segunda-feira, 11 de julho de 2011

Justificativa

Extraído de: Learning Epistemology (link)


Prosseguindo com a introdução da pesquisa, apresento aqui a justificativa que motiva o trabalho. Os objetivos da pesquisa estão inseridos no texto em uma forma não-listada.



Justificativa:
O acervo digital da UnB cresce a cada ano. A ausência de técnicas apropriadas para a preservação desse conteúdo leva à perda de informação, seja pela obsolescência dos formatos digitais ou pela dificuldade na recuperação desta informação.
As técnicas de preservação digital pretendem garantir o acesso da informação produzida em formato digital ao longo do tempo. Muitas vezes, isso requer a conversão da mídia ou do formato do objeto digital. Bodê (2008) revela em seus estudos a importância dos formatos de arquivo nas técnicas de preservação digital.
Dentro de um sistema de informação que busca estabelecer preservação digital, há também uma preocupação com o levantamento de metadados para gerir a preservação e acessibilidade dos documentos digitais. Monteiro (2008), ao realizar um estudo sobre a organização da informação em repositórios institucionais afirma que os elementos de metadados têm o propósito de descrever (metadado de descrição), identificar (metadados de preservação) e gerenciar (metadados de gestão) um recurso para viabilizar o acesso a sua informação. Fica claro, daí, a necessidade intrínseca de um modelo de metadados bem estabelecido para fornecer os elementos adequados para a prática da preservação. Um desses modelos amplamente aceito na literatura é o OAIS, desenvolvido pela CCSDS (2002).
Outra necessidade para a prática da preservação digital é o estabelecimento de uma política que utilize adequadamente os elementos e modelos de preservação, garantindo de fato o acesso em longo prazo. A CONARQ (2004) apresentou em uma carta, questões que motivam o estudo e implementação de um plano de preservação digital.
A Educação à Distância – EaD, é uma modalidade de ensino que têm se tornado cada vez mais comum com as evoluções tecnológicas na área de telecomunicações e computação. Muitas vezes, as práticas de educação à distância adotam o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA para realizar as atividades de aprendizagem. É importante frisar que esses conceitos – EaD e AVA,  apesar de correlacionados, são distintos, pois o primeiro tem um contexto muito mais amplo, envolvendo os diversos personagens, tanto tutores quanto os alunos e os administradores do AVA, nas diversas atividades que modelam o Sistema de Informação. A distinção desses e outros conceitos afins estão melhor descritos na revisão teórica mais a frente.
O Aprender é um Ambiente de Aprendizagem Virtual da Universidade de Brasília, onde atividades são realizadas através de fóruns de discussão, questionários, tarefas entregues e outras lições. A variedade de funcionalidades permite que diferentes recursos sejam utilizados pelos tutores da forma que mais se adeque à sua metodologia de ensino. Um dos objetivos iniciais deste estudo é identificar os tipos de objetos informacionais utilizados por distintas faculdades no ambiente Aprender. Levantar o que é utilizado por cada faculdade é inviável, porém serão selecionadas amostras de disciplinas de áreas de ensino mais amplas, partindo do pressuposto que disciplinas de áreas comuns tendem a utilizar os mesmos recursos no Aprender.
Uma das preocupações do estudo é observar o AVA do Aprender . Pretende-se levantar quais os metadados do sistema de informação do Aprender podem auxiliar na preservação de seu conteúdo. Para isso, esses metadados identificados serão confrontados com metadados de um modelo de preservação digital.
Para finalizar o estudo, buscar-se-á identificar técnicas e políticas adotadas por faculdades que utilizam o ambiente Aprender, no que concerne a preservação digital de seus objetos. Para isso, serão utilizadas metodologias de pesquisa social, visando alcançar qual a preocupação existente hoje sobre tal assunto, com relação ao que é armazenado no Aprender.


REFERÊNCIAS:


[1]    BODÊ, Ernesto C.. Preservação de Documentos Digitais: o papel dos formatos de arquivo. Departamento de Ciência da Informação, UnB. Brasília. 2008
[2]    MONTEIRO, Fernanda S.. Organização da Informação em repositórios digitais institucionais com ênfase na descrição física e descrição temática. Departamento de Ciência da Informação, UnB. Brasília. 2008
[3]   CONARQ – CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital (2004). Disponível em:  <http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/cartapreservpatrimarqdigitalconarq2004.pdf> Acesso em: Abril de 2011.
[4]   CONSULTATIVE COMMITTEE FOR SPACE DATA SYSTEMS (2002). Reference Model for an Open archive Information System (OAIS), Blue Book. Disponível em: <http://wwwclassic.ccsds.org/documents/pdf/CCSDS-650.0-B-1.pdf>.  Acesso em: Dezembro de 2010.
A próxima postagem terá um caráter mais reflexivo, tratará de como a preservação digital e a educação à distância se contextualizam na Ciência da Informação.

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