segunda-feira, 11 de julho de 2011

Problema e Objetivos



Seguindo a orientação da disciplina que motivou a criação desse blog, a Metodologia de Pesquisa (ministrada pelos professores Sofia Galvão e André Lopes), começarei expondo o problema de pesquisa e os objetivos gerais e específicos elaborados.
O problema de pesquisa é o pontapé inicial para a elaboração de todo o trabalho a ser desenvolvido e daí sua importância. Porém, elaborar um problema de pesquisa não é algo tão simples quanto parece: não é difícil que um aluno iniciante (como eu, rs) acabe por elaborar uma pergunta muito ampla, com intenções de resolver o problema do mundo, ou uma pergunta que não é mais interessante no contexto atual da sua realidade (isso costuma acontecer quando o aluno não realizou um estudo de estado da arte do seu problema). O processo de elaboração do problema de pesquisa é iterativo, e pode vir a ser remodelado conforme o pesquisador vai se aprofundando em seus estudos. Há um texto do professor André que esclarece bastante sobre o assunto, dando dicas legais para a elaboração de um projeto de pesquisa.
Há um link para o artigo no fim dessa postagem.
Exponho antes, o problema de pesquisa e seus objetivos até o momento dessa publicação. Como disse, o trabalho está em desenvolvimento e tanto problema quanto objetivo podem se alterar no desenrolar da pesquisa. As críticas terão forte contribuição para tal.


Problema:
Quais as técnicas e políticas de preservação digital adotadas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem?
Objetivos:
Geral:
- verificar as técnicas e políticas de preservação digitais adotadas no sistema Aprender-UnB para garantir o acesso em longo prazo de seus objetos informacionais.
Específicos:
- identificar os tipos de objetos informacionais utilizados por distintas faculdades no ambiente Aprender
- levantar os metadados desses objetos existentes no Moodle do Aprender.
- confrontar os metadados identificados com metadados de um modelo de preservação.
- identificar técnicas e políticas adotadas por faculdades que utilizam o ambiente Aprender, no que concerne a preservação digital de seus objetos.


É isso! Até a próxima postagem (que deve ser feita daqui há alguns minutos, rs)


Referências desse post:
LOPEZ, André Porto Ancona. Diretrizes para o desenvolvimento de projetos de cunho científico. Brasília: UNB, 2010. Disponível em: <http://www.4shared.com/document/66fXMIFL/GSIC905-V1TextoBase.html?>. Acesso em: 29 jun. 2011.




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